Curiosidades

Mente Consciente/Mente Inconsciente

Mente Consciente, é considerada a parte da mente que nos permite estar ciente das coisas, ter critica.
Tem a habilidade de analisar as coisas, agir racionalmente, fazer os julgamentos. É a parte racional, mas é a parte limitada de nossa mente.

Mente inconsciente, é o reservatório de todas as experiências adquiridas através da vida. Experiências pessoais, aprendizados, necessidades, motivação para interagir com seu próprio mundo e as muitas funções automáticas.
É uma mente sábia, não rígida, nem analítica e tampouco limitado. Ela responde a comunicações experimentais, é capaz de interpretações simbólicas e tem a tendência a uma visão global. Carrega os recursos para as mudanças.

Pode-se ver a dualidade da mente pelos hemisférios cerebrais. O hemisfério direito, o da mente inconsciente, hemisfério intuitivo, opera no nível simbólico e da criatividade. O hemisfério esquerdo, o da mente consciente, é o lógico, analítico e tem as funções intelectuais.

A hipnose é uma ferramenta que nos permite dissociar estas duas partes, para aceder aos recursos sábios do inconsciente, reintegrando a seguir, de uma forma saudável, a ajuda como resposta que vem de dentro da mente inconsciente.

A mente consciente é vista como uma parte limitada que não é capaz de muitos pensamentos e actos simultâneos.
A mente inconsciente é sábia, ilimitada, capaz de fazer muito mais do que nós conscientemente imaginamos, um verdadeiro reservatório de potenciais.