Depressão

No tratamento da depressão, os medicamentos são importantes, mas incapazes de nos ensinar as habilidades necessárias para resolver os problemas e superá-la.

O indivíduo neste estado, considera que os seus pensamentos, sentimentos e experiências negativas são imutáveis, bem como as circunstâncias externas.

O sentimento de falhar, medo de falhar e o sentimento de incapacidade, de abatimento são alguns dos sintomas vivenciados pelos indivíduos depressivos, verificando-se uma perda gradual do interesse pelo meio envolvente e pelo estabelecimento de contacto com o mesmo.

O Psicoterapeuta pode ajudar o paciente a perceber que as situações ao seu redor estão em constantes alterações e que ele também pode reagir de forma diferente perante as situações do meio externo, despertando no paciente novas perspectivas e expectativas.

O tratamento passa por uma psicoterapia breve ou mais prolongada, podendo a hipnose ser usada em situações ou em casos específicos como uma ferramenta complementar à psicoterapia.